Tuesday, March 09, 2010

Learning to make yourself happy

Que delícia se sentir mega empolgada por uma coisa nova, ainda mais quando essa coisa só te traz benefícios!

Fiquei devendo a história da 1a aula. Eu achei que a Julianna ia chegar e já mandar ver nos exercícios. Ao invés disso, sentou-se na mesa onde eu tinha posto o chazinho de erva-doce que eu preparara pra nós duas e passou a fazer uma entrevistinha comigo, depois de me explicar melhor os preceitos da yoga e do ayurveda (pratica medicinal milenar).

Dosha
O questionario era na verdade pra identificar o seu "dosha", a energia vital em cada pessoa. Basicamente, por essa tradicao, o seu dosha eh formado por tres tipos de energia e todos temos as 3, mas acabamos tendo uma ou duas dominantes. Todos sao constituidos por caracteristicas boas em essencia quando estao "em equilibrio", mas quando estao em desequilibrio (com relacao a si mesmos), manifestam-se como certas cararactisticas que fazem mal. A premissa em entender seu dosha eh saber como voce pode trabalhar melhor pra potencializar as caracteristicas boas e evitar as más - a intenção de todas as formas de yoga eh basicamente de aliviar sofrimentos.

Pra eu entender qual era o ponto em que ela se encontrava nos estudos do ayurveda, ela me explicou que os médicos ayurveda de verdade, la na India, são como se fossem PhD's, e ela eh como se fosse uma estudante de colegial. Ja to feliz com ela hoje, magina quando ela comecar a facul entao?!

Tipos

Os tres tipos sao chamados vatta, pitta e kapha. Ela fez uma analogia com animais e celebridades pra eu entender mais facilmente.
  • vatta - São como o beija-flor, serelepe, uma hora aqui, já na outra lá. Tem energia em alta voltagem, mas em desequilibrio pode desenvolver ansiedade. Geralmente são magros e/ou possuem muita leveza. Atriz: Claire Danes
  • pitta - São aqueles que fazem acontecer, os "doers", trabalhadores, constroem seus proprios alicerces. São como a formiga e o castor. Costumam ter o que ela chama de "lion face", rosto com feições grandes, largas. Atriz: Kate Winslet.
  • kapha - São mais "grounded", têm os pés no chão, energia "pesada", forte e geralmente sao voluptuosos. Em desequilibrio podem desenvolver depressao. Atriz: Marilyn Monroe

Perguntas
As perguntas diziam respeito tanto a caracteristicas fisicas quanto a comportamentais/sensoriais. As respostas eram pre determinadas, ja relacionadas na coluna correspondente a cada uma das tres possibilidades.

As perguntas sobre o fisico, que vc tinha q responder apesar de ela propria estar olhando pra vc e poder dizer, iam desde o tamanho da sua testa e distribuicao da sua massa corporal ate o aspecto do seu cocô!!

Outras coisas incluiam como eh o seu apetite e que tipos de sonhos vc geralmente tem.

As da outra categoria iam desde o seu temperamento a o que vc mais gosta de fazer (e essa tinha umas combinacoes estranhas - 1.viagem/natureza 2.esportes/politica 3.agua/flores - sem mta certeza se o n.3 era isso mesmo...) e qual tipo de condicoes climaticas vc mais detesta (1.cold and dry 2.hot and humid 3.cold and damp)

Vc acha diversas variacoes do teste pela internet. Numa busca rapida, o que eu achei mais parecido com as perguntas dela foi este aqui. Quanto a mim, eu sou predominantemente vatta, especialmente fisicamente - nenhuma surpresa pra ela - mas tb com bastante de pitta principalmente nos aspectos de personalidade.

O q é o que é?
Ela tambem me deixou dois foletinhos que tinham mais informacoes sobre a origem, definicoes de yoga, etc. Uma das coisas que eu achei mais interessante neles foi que ela inclui também que yoga NÃO é:
1) Yoga não é religião - vc pode ser de qq religião (ou de nenhuma) pra praticar
2) Yoga não é competição - ou seja, não faz sentido falar em "ser bom" ou "ser ruim" de yoga. Você é e está o que é e onde está, e trabalha a partir daí, ponto final.

Acho isso importante pq muitas pessoas, mesmo as que praticam yoga, não tem muita clareza sobre esses dois pontos e acabam desvirtuando a coisa....

Termo de compromisso
Antes de se engajar numa aula particular, ela faz vc assinar um termo de compromisso. O interessante é que geralmente esse tipo de documento é feito para isentar a parte que o apresenta de responsabilidades para com a parte que assina. Contrariamente, o dela é feito para estabelecer os compromissos mutuos e é escrito numa linguagem muito bonita. Ia colocar o link mas decidi que nao para evitar plagio...se tiver interesse em ler (eh so uma pagin)a me avise que eu mando por email.

Frases
Além de tudo, a Jules tb é muito poética. Tem umas frases dela que achei maravilhosas - tanto na forma quanto no conteudo - e reproduzo aqui pois cada uma me ajudou de maneira muito especifica:

"Your asanas [poses] are magnifying glasses with which you get in touch with yourself. Your concisousness and mind are the means to connect you with that self and with your heart . Your breath is the lens that allow you to see all this happening." - dita em aula no estudio, ótima visualização pra vc incorporar a pratica de maneira integral.

"Wellness and balance are a path, not a goal. Now, you can be either on or off the path, that's another question" - dita pra mim em resposta em minha frustracao por nao ter conseguido fazer algo que deveria ter feito de acordo com o cronograma da minha medica. So consegui faze-lo depois de refletir sobre essa frase.

E uma que parece muito simples mas é muito boa pois tem um poder e significancia enormes, e é a frase com a qual ela sempre termina suas aulas:
"Promote peace in the world and in others by learning to make yourself happy".

I love Jules!!!

2 comments:

Lúcia said...

hahaha, acredita que fiz uma matéria sobre ayurveda quando tava aí em NYC? Lembro dela porque não recebi até hoje... =(

Dea said...

Nossa Lu...eh verdade, eu lembro de vc comentar! Q droga nao ter recebido, hein?! Onde esta essa materia, quero ler!!

Bjos
Dea