Friday, March 12, 2010

Yoga versus...

[disclaimer: nao estou falando que uma coisa eh melhor que a outra, so estou apontando aspectos e qualidades diferentes nas atividades abaixo comparadas à yoga]

...Psicanálise
A psicanálise é algo cujos resultados aparecem de médio a longo prazo, ao passo que na yoga você pode comecar a sentir os resultados logo após a 1a aula.
Também tem uma diferença que diz respeito ao tipo de relacionamento engendrado por cada um. Na psicanálise, aquele se torna o meu espaço, ao passo que na yoga aquele é o nosso espaço (vide o item "termo de compromisso" no post anterior).
Isso se reflete em diversos níveis, incluindo coisas práticas como: posso perguntar muito mais coisas pessoais (sobre elas) pra Jules do que pra dra. Andrea, posso dar presentes, dar sugestoes de livros, filmes, musicas, etc, e chamar a Jules pra sair, mas não posso fazer o mesmo com a dra. Andrea (mesmo tendo vontade).

Na verdade, na minha experiência, os dois têm sido um ótimo complemento um ao outro!

...Ballet
Amo e sempre amarei o ballet, e inclusive cada vez mais entendo a fascinação humana com o ballet (em detrimento muitas vezes de outras formas de dança) por um entedimento de nossa relação com o corpo que ganhei com a prática de yoga.
Mas tem uma coisa: no ballet, nunca consegui fazer "espacatti" pois tenho as articulações da pélvis muito presas. As pessoas costumam dizer que depois de uma certa idade simplesmente é impossível você chegar lá se nunca chegou antes.
Pois bem, os exercícios que faço na yoga abrem essas minhas articulações como nunca senti antes, e já não acho mais que certas posições são necessariamente inatingíveis. Acho que isso acontce pq a yoga enfatiza o jeito certo de respirar na posição.
A Kat bem que tenta, gritando sempre divertidamente BREATHE OR Y-O-U W-I-L-L D-I-E... pra nos livrar da tendencia de prender a respiracao em posições mais extenuantes, mas nem sempre sabemos qual eh a melhor alternativa para a respiração.

...Pilates
O senso comum é de que Pilates eh a melhor coisa pra trabalhar seus músculos centrais, dar alongamento e criar estabilidade. Eu adoro Pilates e só não faço mais pq a grana não deixa, mas a yoga tem também exercícios poderosíssimos para trabalhar o nosso centro, inclusive porque vc não está só pensando nos seus músculos daquela região mas sim em como sua mente e todo o resto do seu corpo estão ligados a isso.

...Medicina Ocidental
É óbvio que quando a pessoa está muito doente, com hipertensão, diabetes e milhões de outras coisas, tem que tomar remédio pra passar e/ou controlar, nunca vou advogar o contrário! No entanto, a relação médico-paciente que criamos na nossa cultura ocidental moderna é realmente algo como uma linha de produção: os médicos te examinam, consideram os sintomas que você aponta, comparam-nos com uma lista pré-preparada de possíveis causas, escolhem a que mais se encaixa, indicam o remédio que vai fazer passar o problema naquele orgão especifico e já estão prontos pra atender o paciente seguinte.

Na yoga, ou melhor dizendo, com professores realmente bons e competentes de yoga, eles fazem você se sentir especial e únicos mesmo estando numa sala com outras trocentas pessoas, ao mesmo tempo que você está compartilhando a experiência com elas, sem ignorá-las. Além disso, quando você está fazendo particular, como eh meu caso, eles se preocupam em te conhecer de maneira integral e ficar o tempo necessario para completar as atividades do dia, de acordo, claro, com as limitacoes de ambos. Nao foi so na primeira aula que a Jules ficou 3 horas comigo, e esse tempo varia dependendo do dia.

...Yoga (!)
Por fim, yoga x yoga. Eh muito interessante essa questão porque tem várias linhas na yoga, assim como tem várias linhas na psicologia. Mas mais triste na yoga eh que depois que ela foi trazida pro Ocidente o povo passou a adorar criar coisas novas em cima disso e se proclamar o criador de uma linha especifica de yoga, contrariamente à tradição oriental.
Dito isso, não é qualquer tipo de yoga que vai agradar qualquer tipo de pessoa, cada um se encaixa melhor com uma. E vai além: mesmo numa aula que deveria ser exatamente a mesma, você pode sentir diferenças muito grandes entre professores especificos. Foi o meu caso quando fui pra minha viniyasa/restorative de domingo no estudio e tinha uma substituta - indicada pela Jules! - no lugar dela. Parecia que nem era a mesma aula, foi completamente diferente e não me senti nem um pouco bem depois da aula. Muito interessante.
***

Achei um blog de yoga em português com contribuições de muito boa qualidade! Inclusive tem um post muito certeiro sobre as aplicações práticas dos doshas/ayurveda no dia-a-dia. Nesse post eles também explicam muito melhor do que eu fiz abaixo a diferença entre os doshas. O blog é o yoga.pro.br

No comments: