Sunday, February 07, 2010

Rumo aos 100!!

Nao poderia deixar passar em branco, apesar de ja ter postado hoje.
Hj eh o aniversario da minha querida Vo Geralda, da minha vo materna que vive em MG - completando 99 anos!! 99 anos de garra, energia, lucidez, uma certa doçura em roupagem de severidade, muita braveza e muita reclamação tb. Uma coisa linda de se ver.

Alias, segundo ela mesma gosta de colocar, hj ela completa 99, entao os 100 ja comecam amanha (e eh pura verdade, pára pra pensar. Mas quero guardar essa logica so pra ela, pra mim prefiro pensar que ainda vou viver o ano que estou completando naquela dia! rs)

Em homenagem a ela, de quem ja havia falado um pouco antes de embarcar para os States, ai vao coisas engraçadissimas (devido a situacao) saidas da pouca dela que mostram um pouco de sua personalidade. Em italico, meus comentarios. Rs

Hoje:
- Fizeram uma missa linda hoje em minha homenagem, precisa ver! Foi uma "despedida" muito bonita. (Cala essa boca, por favor!! Ja nao basta toda vez que eu vou la e na hora do tchau ela fala "tchau, fica com deus, agora esta eh ultima vez...")

Em Dezembro, quando passsei UM ÚNICO dia com ela (ou seja, todas as frases abaixo proferidas em menos de 24h):

- Ontem fui num aniversario da Fulana, teve missa e depois comemoracao.
- Ta saidera hein vó!
- Naaada, agora cabou tudo. Vem o carro, pega na portade casa, deixa na porta da igreja, volta, deixa na porta de casa. (Quisera eu ter um carro pra me levar e buscar onde eu precisasse ir...)

*

- Sua vó [a mae do meu pai] já eh idosa, ja tava na hora do seu pai pasar a cuidar dela mas ela q tem q cuidar dele…eh assim mesmo. Igual eu, eu criei 9 filhos, agora nao tenho nenhum! (Sim, claro, tirando só a filha que mora a uma quadra, o genro que mora no andar de cima da casa, o filho que mora num bairro proximo, fora todos os netos e bisnetos adultos que tb moram na mesma cidade e fazem tudo por ela, fora os filhos, netos e bisnetos que moram em MG e visitam sempre, fora os outros filhos, netos e bisnetos que moram em outros estados mas nao deixam de ligar, visitar, etc.)

*
- Meu lugar e do Jonatas (um dos filhos, que depois de velho ficou meio pinel) eh na "vila". Lá eles não precisam se preocupar com nada, só comem e dormem... (1-Vila eh como ela chama o asilo da cidade. 2- continuem lendo as reclamações abaixo pra ver quão paradoxal elas soam. 3- Ela fala isso mesmo quando estavamos assistindo reportagem do JN mostrando o abandono e solidão de velhinhos em asilo!)

*

- Eh, agora acabou mesmo. Sabe aí no alpendre? Passo até uuuuuma semaaaaana sem sair nessa escada (sim, a casa dela tem uma escada de dois lances de degraus na frente)

15 minutos depois...
- “Tô preocupada com a Marília [vizinha de porta], não sei o que é dela...” e sai, descendo a escadinha.
Passam-se alguns minutos, nada dela voltar, vou atrás, de pijama comprido que tinha acabado de colocar pra relaxar. Ela ta la na porta papeando e a filha de uns 12 anos da vizinha oferecendo pra ela entrar, bem na hora que eu chego atras, sem ela me ver. Ela recusa, dizendo que nao da conta de subir pela rampinha. Chego do lado dela e pergunto se ela quer ajuda. Ela olha espantada pro lado e solta:
- Se soubessese q vc vinha atras de mim de pijama nao tinha vindo! (Eu mereço!!)

*
- Não tenho braço, não tenho perna, sou um toquinho, o que que toco faz? (Mind you, todos os membros dela estão intactos e ativos. Eu cheguei na cidade sem ela saber e ela tinha acabado de assar uma broa. Quando me ve, pula de volta pra cozinha, tira a broa da forma, corta em pedacinhos, poe no pratinho, etc.
- Vó, vc faz sua propria broa e tudo...
- [brava] Faço broa, mas nao tem como entregar! (quando minha mãe, filha temporã, era pequena, ela fazia pasteis de fuba pra cidade inteira e ia entregar. Assim que conseguia um dinheirinho extra pra cuidar dos filhos).

*
Falando em quando eu cheguei lá, o sofrimento dela com relacao a gente - qq visita - eh com comida. Aí vai pra cozinha, abre a geladeira e começa a passar pote de doce, queijo e suco da prateleira do meio pra prateleira de cima.
- Assim fica “mais facil” d'ocê pegar [Ah, claro, fez TODA a diferença]

*
[Continuando a lenga-lenga da comida...]
- Q vc quer? Tem doce de leite, tem biscoito, tem pao, tem broa, tem uva, tem essa gelatina com creme q eu fiz, tem duas qualidades de suco, na fruteira aqui em cima da mesa tem maçã, banana, manga…vê ai o q vc quer.
- Vó, não quero nada agora, acabei de almocar arroz, feijao, e um bife acebolado e meio na casa da vó joana (casa das minhas tinhas-avós por parte de pai)
- Então tem q ir na padaria, vai lá ver o q vc quer. Aqui nao tem nada! (!!!!!)

*
[as duas deitadas no sofa da sala, conversando ou assistindo TV:]
- Andréa, vai lá pra vó joana, lá tem mais gente, eh mais animado...
- Mas vó, não quero ficar zanzando, eu vim aqui pra relaxar!
- Ah, entao isso eh aqui mesmo, mas aí vc vai passar fome (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)

Ê Dona Geraldica. Se eu tiver um terço da sua força e energia com um terço da sua idade já vou ser feliz. Feliz Aniversário!!!

No comments: