Sunday, February 07, 2010

Inefável

Nosso corpo e nossa linguagem sao duas coisas que nuncam deixam de me surpreender.

Outro dia tive que descrever uma sensação que tive para minha medica devido a umas crises que eu tive e ela estava investigando. Sentia algo na cabeça, no cérebro. Senti tontura tb, entre outras coisas, mas essa coisa que senti dentro da cabeca simplesmente nao achava palavra pra descrever e cheguei a ficar minutos pensando...Eh suuuuuuper esquisito e meio frustrante ate....

Nunca tinha passado por uma situacao tao extrema assim, alguem de vcs ja?
Tipo, nao consegui nem achar nada aproximado, nao era pressao, nao era um fluxo, nao era pontada, nao era dor....no final, fiquei satisfeita em falar q foi como se fosse um "calafrio" dentro da cabeca apenas, sem a parte do "frio" propriamente dito...hehehe acho q ela so anotou, pq nunca deve ter sentido a mesma coisa, sem entender propriamente...

Alias, aconteceu uma situacao exatamente oposta tb. Quando digo que senti "tontura", eh o que eu acho q eh tontura pq na verdade nunca tinha sentido uma tontura na vida antes. Nesse caso, tinha a palavra na mente mas nao tinha a experiência da sensação, então fiquei meio insegura de afirmar com ctz que o q eu tive era "tontura", mas eu acho q foi (e a medica nao me desmentiu, pela minha descrição, então deve ser isso mesmo...). hahaha

Acho fascinante...

4 comments:

π said...

entendo perfeitamente. nunca consegui descrever a dor de pedra no rim. incômodo, dor, angústia... resumo em "quero me jogar da janela do 20º andar".

Dea said...

Dizem que eh a unica dor pior do que a de parto...

π said...

a enfermeira me disse isso quando cheguei ao hospital. eu respondi "vc nao tem coisa melhor pra dizer nao? tipo, manda ver um buscopan na veia dessa menina?"

Dea said...

HAHAHAHA ela deveria te dar eh um sedativo pq pelo visto o buscopan nao ia fazer nem cocegas pelo q vc fala! rs