Wednesday, February 24, 2010

Rent Seeking e Liderança

Gente, esse meu MBA, se nao servir pra mais nada, pelo menos esta sendo um otimo exercicio de auto-analise. E agora entendo porque eles valorizam a pessoa ter um certo tempo de experiencia pratica antes de comecar um MBA; se vc comeca logo assim q termina a faculdade sem duvida aproveita muito menos.

Além disso, está servindo cada vez mais para tirar meu preconceito (comum entre o pessoal de humanas) para com a Administração e ciências afins, pois cada vez mais percebo a beleza e complexidade que está por trás dessa área e que - sim - é possível lidar com pessoas e organizações por este viés sem necessariamente estar só pensando no lucro da empresa. Há muitas outras questões envolvidas, como ética, psicologia, etc. É claro que nem todos os alunos pensam assim, mas muitos dos meus professores sim, graças aos céus, e eu, devido ao meu background, tb. Nada mal.

Cases in point:

Rent Seeking

Nao, nao estou procurando novo apartemento pra alugar (rent). Adoro o meu de agora.
Aprendi recentemente o conceito de "Rent Seeking" primeiro na aula de Economia, depois falamos tb na aula de Liderança. Basicamente, eh quando uma pessoa num cargo medio a alto tenta acumular o maximo de "bens" (projetos/responsabilidades/equipes, etc.) sob seu controle para que ela tenha mais poder na organizacao.

Nao tem nada mais efetivo para o aprendizado do que vc viver a propria situação. Com minha chefe pra se aposentar, trabalhando quase todos os dias remotamente, algumas (muitas) pessoas passam a se comportar como uma galinha sem pescoço, sem direçao, trombando com tudo o que vê pela frente - e tb tentam catar todos os milhos pelo chao. Isso vai desde os integrantes do conselho diretor (Board) até colegas meus que estão indo completamente à loucura e tomando atitudes que acabam ofendendo pessoalmente, mas q no fundo vc tem q perceber q nao eh pessoal, eh so questão de insegurança com a situação e tentativa de salvar o próprio rabo.

Liderança

É incrível, achei q esta aula de "liderança em organizações" fosse ser uma extrema chatice de bla bla bla corporativo, mas está sendo muito proveitosa, com seu formato de intensa discussão de casos reais, todos preparados por um excelente "preparador de casos" (sim, isto é uma habilidade) de Harvard. Meu prof é o Doug Guthrie, que como acabei de ver neste exato instante, um pouco para minha surpresa, é formado em Civilizações e Linguas Asiaticas/Literatura Chinesa e tem mestrado e PHD em sociologia, alem de um doutorado em estratégia e estrutura de companhias chinesas.

Nesta aula, o foco dele não é indicar as caracteristicas psicológicas que te farão um bom líder e etc, mas sim apresentar "frameworks", uma lente pela qual você pode analisar uma situação em que as coisas estejam apresentando algum problema (ou estejam indo muito bem) e que você possa identificar quais são as caracteristicas de liderança presentes ou ausentes na questão. Claro que nisso estao intimamente relacionadas as questões de estrutra, cultura, redes de relacionamento, e a propria introspeccao da pessoa que esta na posicao de comando. Visto assim, as palavrinhas chaves de visão, alinhamento, motivação etc. se tornam conceitos com muito mais substância ao invés de simples muletas para enriquecer o relatorio anual das empresas ou a seção "About us" em seus websites.

Por fim, interessante perceber tb cada vez mais que tenho na minha atual chefe uma verdadeira líder em todos os sentidos. Não vou citar aqui todas as qualidades, e tb não estou dizendo com isso que nunca tenha vontade de pular no pescoço dela (o q não é infrequente). Não precisava desta aula pra saber disso, mas as minhas suspeitas foram ainda mais confirmadas e só me fazem ser gratas por ter tido a oportunidade de trabalhar diretamente com uma pessoa que é a personificação de um curso de MBA em sua excelência.

Com certeza foi muito enriquecedor pra mim e sentirei muito sua falta quando ela sair em definitivo, dia 31 de março. No entanto, as lições aprendidas carregarei pra sempre comigo.

***

PS: Eriqueta, se vc esta lendo, cada vez mais penso que um MBA assim iria te fazer mto bem tb, apesar de que vc provavelmente, assim como eu, iria se sentir meio isolada entre os alunos...rs

No comments: