Saturday, March 22, 2008

Publications

* Fui assinante do NY Times por exatos 5 dias (dos quais 1 nao recebi todos os cadernos e outro nao recebi todo o jornal). Lia de manha no metro pelo telefone entao achei que se tivesse a edicao impressa poderia ler mais coisas. Ledo engano! O layout das paginas e tao horrivel que na verdade eu lia ainda menos que pelo telefone! Muito diferente dos brasileiros! Alias, quando assinei o Estado em SP, liguei num dia a tarde e no dia seguinte de manha ja tava na minha porta. Aqui vc tem q esperar cinco dias. Depois se perguntam pq perdem leitores....


* Finalmente um livro que me prende totalmente a atencao desde que eu pisei nos Estados Unidos, praticamente. "Dreams from my father", Barack Obama. E a biografia que ele escreveu aos 33 anos, quando foi eleito o 1o negro presidente do periodico Harvard Law Review. A historia de vida dele eh muito bacana, voce ve que so por isso ele ja seria um presidente muito diferente de qq um dos outros disponiveis. Ele nao apenas conta a historia dele, mas faz uma reflexao sobre as relacoes raciais neste pais, sempre relacionando a sua experiencia. E eh particularmente interessante, pois ele eh filho de um queniano com uma mulher branca do Kansas (meio-oeste americano).

Apesar do titulo, Ele conviveu com o pai so ate os 5/6 anos de idade, depois so o encontrou pessoalmente uma vez na vida, aos 12, ate que o pai morreu quando Obama tinha 23. Ele cresceu no Hawaii, depois morou alguns anos na Indonesia quando a mae se casou quando um homem de la, fez faculdade em LA, foi pra NY, de la pra Chicago seguir sua vocacao de ser um "organizer"...Sei que ele foi pro Quenia tb por um tempo mas ainda nao cheguei nessa parte. Eh uma pessoa que passou por muito e fez muito. O texto flui muito bem, como uma historia mesmo. Devem ter publicado no Brasil mas se alguem tiver interessado posso mandar pelo correio. (e nao, eles nao estao me dando nenhum centavo por isso! rs)

4 comments:

Anonymous said...

Nooossa, você é a primeira pessoa que eu conheço que lê notícia pelo celular! Na minha cabeça, é um mercado tão furado... Talvez eu esteja errada.
Que bom que você tá curtindo o livro. Li recentemente a autobiografia daquela somali-holandesa Ayaan Hirsi Magan, é bem legal (só que eu paro de gostar da vida dela quando ela vira deputada...)
Você vota aí nos EUA?
Bjos e saudades!
Denise

Anonymous said...

EU estou muito fã do Obama. Pede pro Al votar por ele (se ele passar). Lembro do post que vc falou que ele nao ia votar para Presidente... nao deixe ele desperdiçar essa chance de mudar o pais mais influente do mundo...BJos!

Dea said...

De, ler noticia pelo cel nos EUA eh mto diferente de ler noticia pelo cel no Brasil, infelizmente...Realmente, do jeito que o servico eh oferecido ai (e com esse preco), eh totalmente furado.
Eu nao voto aqui, so cidadao pode votar.
Re o Al nao vai votar. Antes eu diria "infelizmente", mas, como eu ja comentei aqui no blog, quanto mais pesquiso, acompanho e tento entender o sistema eleitoral americano, mais me convenco que o voto dele (hoje) nao vale absolutamente nada. So pra ficar num exemplo simples, na cnvencao democrata tem os delegados que votam de acordo com o voto do povo, e tem os delegados que votam como querem (superdelegados). Esse numero eh maior do que a diferenca entre os dois candidatos ate agora, significando que a decisao da convencao vai ficar na mao deles...
Tudo eh muito mais filtrado e muito menos democratico do que um homem (qualquer), um voto...

Dea said...

So pra esclarecer, a decisao dele de nao votar nao eh pq ele nao liga, mto pelo contrario, mas por ferrenha conviccao de que os meios de se fazer a diferenca aqui sao outros...