Tuesday, February 05, 2008

Fortes emocoes

Momentos de fortes emocoes por estas bandas do planeta. No domingo foi o Superbowl (final do futebol americano), e, quem diria, eu e o Al, as pessoas mais desinteressadas em esporte na face da terra, fomos de fato ver o jogo na casa de amigos. Nao eh naaaaaaada comparado a uma copa do mundo, mas foi legal pq o Giants, time de NY (cujo estadio eh em NJ) ganhou sobre o outro time (de um outro estado). Eu tava cochilando a maior parte do tempo mas depois fui ajudar minha amiga a fazer "special" brownies e ela me explicou mais ou menos o que acontece naquele jogo, ai deu pra acompanhar melhor e se empolgar. Foi uma vitoria inesperada e de virada no finalzinho, entao sempre da aquela emocao.

Mas claro, aqui eh Estados Unidos, neh. O esporte em si eh o que menos conta, aqui ele eh um mero agregador e catalizador de receitas para as corporacoes. Num nivel muito pior do que vc imagina. No jornal, a 1a manchete era sobre a vitoria e a 2a era o que? Nao eram os lances, nao eram as taticas, nao eram analises, nao era a festa, eram....os anuncios! As propagandas que vao nos frequentes intervalos sao tao esperadas e comentadas quanto o proprio jogo.
E poe propaganda nisso! Tem praticamente um intervalo com varios comerciais a c-a-d-a l-a-n-c-e do jogo, sem brincadeira. E na hora de receber a taca, quem vai la em cima? O capitao do time? Nada disso, eh o dono do time que recebe a taca, e de quebra leva a mamae velhinha para curtir os confetes.

Enfim, NYers felizes, chega a Super Terca. Parade para os Giants em NYC, e eleicoes!!! Ta um clima lindo de eleicoes aqui este ano, meio estilo Brasil pre-1a eleicao do Lula. Barack Obama pode nao levar desta vez (desde o ano passado o Al tem plena conviccao de que vai dar Hillary), mas que ele mexeu com este pais, nao tenha duvida. As primarias agora estao sendo muito mais emocionantes, tenho certeza, do que serao as eleicoes gerais no final do ano, por esse clima de incerteza e agitacao. Muuiiita gente engajada, saindo as ruas, discutindo, fazendo campanha...
Com tudo isso, estava decidida a decifrar de vez este sistema eleitoral bizarro deles. Gente, sinceramente. Eh desesperador. Vc conversa com as pessoas, nao tem dois individuos que te falem a mesma coisa. Nem os jornais contam os numeros do mesmo jeito, e tem de publicar paginas e paginas de explicacao de como e por que o fazem.
Perguntei umas coisas pro Al, ele foi pesquisar na internet pra me falar melhor, fez tabelas num bloquinho e tal...So que cada vez que eu acho que to entendendo a coisa faco uma pergunta com que ele se embanana tambem e voltamos a estaca zero. Sabe como tentam explicar nas materias de jornais, no Brasil? Toda aquela explicacao nao eh nem um decimo da real complicao do processo.
Pelo menos o Al ta feliz que agora eu entendo o porque da decisao dele de nao votar este ano. Cada vez mais me convenco de que aqui o voto da populacao em geral nao vale absolutamente nada mesmo. Ainda vou tentar pesquisar mais e, se tiver sucesso nesta empreitada, quem sabe me animo a fazer um post explicando o enrosco.

On a different note, nao resisti e voltei a fazer aula de danca no Alvin Ailey. Mas nao fiz aula de ballet ainda, ontem fiz uma coisa que nunca tinha feito, Horton Technique. Hj meu corpo ta doendo em lugares que nem sabia que existiam! O ruim eh que eu chego super tarde em casa, mas espero que o Al se mantenha compreensivo....

No comments: