Thursday, July 31, 2008

Fale como um nativo

Depois que vc passa um tempo imersa numa outra língua passa a a perceber certa sutilezas na pronúncia. Uma delas é o jeito como eles falam "years". Eles fazem um quase imperceptível "j" na frente do y, soa quase como jyears, mas bem bem sutil.
Outro menos sutil e mais engraçado é o t sozinho no meio de palavras, como Horton. Eles não fazem o som de t, simplesmente dão uma prensada de ar na garganta (desculpa, é difícil explicar em palavras) seguido do som da vogal. É esquisito no começo mas depois que eu comecei a fazer isso todo mundo me entende de primeira. Quando ia me inscrever pra minha aula de dança, sempre me faziam repetir qual era, agora falo Hor'on (tem que fazer como se tivesse levando um soco no estômago) e é de imediato.
Engraçado que não faz sentido pra gente que faça tanta difrenca assim, mas pelo jeito.....Outro dia tava falando "satin" pro Al e ele achou que era "setting" por causa do T. Falei mais duas vezes e na 3a mudei pra sa'in e ele entendeu hehe

******

Descobri uma versão gratuita do clássico joguinho Zelda para meu telefone, estou viciadinha... Hehe
Sent via BlackBerry from T-Mobile

2 comments:

Anonymous said...

Essa do J nunca percebi, mas a do T "mudo" sim! Sério, demorei uns dois anos para conseguir falar algo parecido, é muito difícil! Parece aquele som de "glup" quando você está em perigo, hehehe.

Só agora é que me acostumei a fazer esse som naturalmente, mas ainda assim não sai igual!

Outra: o som aberto da sílaba "co", como em "contact". Quando estava aí, eu falava com som fechado, tipo "côntact", e ninguém me entendia! Eles falam quase com som de "a"!

Anonymous said...

Putz, não conheço nenhum americano ou inglês aqui para avaliar minha pronúncia, preciso urgente disso. Aliás, se eu conhecesse, acho que teria vergonha de falar inglês perto deles, hehe. Para a opinião geral eu falo um inglês bem americano, mas como aqui todo mundo é tcheco falando inglês britânico, acho que meu sotaque está migrando para uma coisa polifônica bizarra!