Pages

Tuesday, March 09, 2010

Learning to make yourself happy

Que delícia se sentir mega empolgada por uma coisa nova, ainda mais quando essa coisa só te traz benefícios!

Fiquei devendo a história da 1a aula. Eu achei que a Julianna ia chegar e já mandar ver nos exercícios. Ao invés disso, sentou-se na mesa onde eu tinha posto o chazinho de erva-doce que eu preparara pra nós duas e passou a fazer uma entrevistinha comigo, depois de me explicar melhor os preceitos da yoga e do ayurveda (pratica medicinal milenar).

Dosha
O questionario era na verdade pra identificar o seu "dosha", a energia vital em cada pessoa. Basicamente, por essa tradicao, o seu dosha eh formado por tres tipos de energia e todos temos as 3, mas acabamos tendo uma ou duas dominantes. Todos sao constituidos por caracteristicas boas em essencia quando estao "em equilibrio", mas quando estao em desequilibrio (com relacao a si mesmos), manifestam-se como certas cararactisticas que fazem mal. A premissa em entender seu dosha eh saber como voce pode trabalhar melhor pra potencializar as caracteristicas boas e evitar as más - a intenção de todas as formas de yoga eh basicamente de aliviar sofrimentos.

Pra eu entender qual era o ponto em que ela se encontrava nos estudos do ayurveda, ela me explicou que os médicos ayurveda de verdade, la na India, são como se fossem PhD's, e ela eh como se fosse uma estudante de colegial. Ja to feliz com ela hoje, magina quando ela comecar a facul entao?!

Tipos

Os tres tipos sao chamados vatta, pitta e kapha. Ela fez uma analogia com animais e celebridades pra eu entender mais facilmente.
  • vatta - São como o beija-flor, serelepe, uma hora aqui, já na outra lá. Tem energia em alta voltagem, mas em desequilibrio pode desenvolver ansiedade. Geralmente são magros e/ou possuem muita leveza. Atriz: Claire Danes
  • pitta - São aqueles que fazem acontecer, os "doers", trabalhadores, constroem seus proprios alicerces. São como a formiga e o castor. Costumam ter o que ela chama de "lion face", rosto com feições grandes, largas. Atriz: Kate Winslet.
  • kapha - São mais "grounded", têm os pés no chão, energia "pesada", forte e geralmente sao voluptuosos. Em desequilibrio podem desenvolver depressao. Atriz: Marilyn Monroe

Perguntas
As perguntas diziam respeito tanto a caracteristicas fisicas quanto a comportamentais/sensoriais. As respostas eram pre determinadas, ja relacionadas na coluna correspondente a cada uma das tres possibilidades.

As perguntas sobre o fisico, que vc tinha q responder apesar de ela propria estar olhando pra vc e poder dizer, iam desde o tamanho da sua testa e distribuicao da sua massa corporal ate o aspecto do seu cocô!!

Outras coisas incluiam como eh o seu apetite e que tipos de sonhos vc geralmente tem.

As da outra categoria iam desde o seu temperamento a o que vc mais gosta de fazer (e essa tinha umas combinacoes estranhas - 1.viagem/natureza 2.esportes/politica 3.agua/flores - sem mta certeza se o n.3 era isso mesmo...) e qual tipo de condicoes climaticas vc mais detesta (1.cold and dry 2.hot and humid 3.cold and damp)

Vc acha diversas variacoes do teste pela internet. Numa busca rapida, o que eu achei mais parecido com as perguntas dela foi este aqui. Quanto a mim, eu sou predominantemente vatta, especialmente fisicamente - nenhuma surpresa pra ela - mas tb com bastante de pitta principalmente nos aspectos de personalidade.

O q é o que é?
Ela tambem me deixou dois foletinhos que tinham mais informacoes sobre a origem, definicoes de yoga, etc. Uma das coisas que eu achei mais interessante neles foi que ela inclui também que yoga NÃO é:
1) Yoga não é religião - vc pode ser de qq religião (ou de nenhuma) pra praticar
2) Yoga não é competição - ou seja, não faz sentido falar em "ser bom" ou "ser ruim" de yoga. Você é e está o que é e onde está, e trabalha a partir daí, ponto final.

Acho isso importante pq muitas pessoas, mesmo as que praticam yoga, não tem muita clareza sobre esses dois pontos e acabam desvirtuando a coisa....

Termo de compromisso
Antes de se engajar numa aula particular, ela faz vc assinar um termo de compromisso. O interessante é que geralmente esse tipo de documento é feito para isentar a parte que o apresenta de responsabilidades para com a parte que assina. Contrariamente, o dela é feito para estabelecer os compromissos mutuos e é escrito numa linguagem muito bonita. Ia colocar o link mas decidi que nao para evitar plagio...se tiver interesse em ler (eh so uma pagin)a me avise que eu mando por email.

Frases
Além de tudo, a Jules tb é muito poética. Tem umas frases dela que achei maravilhosas - tanto na forma quanto no conteudo - e reproduzo aqui pois cada uma me ajudou de maneira muito especifica:

"Your asanas [poses] are magnifying glasses with which you get in touch with yourself. Your concisousness and mind are the means to connect you with that self and with your heart . Your breath is the lens that allow you to see all this happening." - dita em aula no estudio, ótima visualização pra vc incorporar a pratica de maneira integral.

"Wellness and balance are a path, not a goal. Now, you can be either on or off the path, that's another question" - dita pra mim em resposta em minha frustracao por nao ter conseguido fazer algo que deveria ter feito de acordo com o cronograma da minha medica. So consegui faze-lo depois de refletir sobre essa frase.

E uma que parece muito simples mas é muito boa pois tem um poder e significancia enormes, e é a frase com a qual ela sempre termina suas aulas:
"Promote peace in the world and in others by learning to make yourself happy".

I love Jules!!!

2 comments:

  1. hahaha, acredita que fiz uma matéria sobre ayurveda quando tava aí em NYC? Lembro dela porque não recebi até hoje... =(

    ReplyDelete
  2. Nossa Lu...eh verdade, eu lembro de vc comentar! Q droga nao ter recebido, hein?! Onde esta essa materia, quero ler!!

    Bjos
    Dea

    ReplyDelete